Implantes dentários
1. O que são implantes dentários?
São pinos metálicos confeccionados em titânio comercialmente puro e são substitutos artificiais das raízes dos dentes naturais que foram extraídos ou estão ausentes. Os implantes passam a funcionar como suportes fixos para dentes artificiais, tanto para substituir um dente, quanto para suportar pontes fixas ou dentaduras.
2. Qualquer pessoa pode fazer implante?
Há limitações como idade, anatomia e condições orgânicas do paciente. Em pacientes jovens deve esperar um desenvolvimento esquelético completo, que ocorre por volta dos 18 anos. Para certificar as condições dos pacientes, serão feitas perguntas a ele, bem como exames como: ? Rx, sangue e urina. Existem também exames mais precisos como a tomografia.
3. Implantes são uma tecnologia nova?
Não. Os implantes, tal como são feitos hoje em dia, começaram a ser desenvolvidos na década de 60 por Branemark na Alemanha. No Brasil já estão sendo feitos há + ou – 20 anos. Hoje já existem inclusive industrias nacionais que produzem implantes, instrumentais e conexões para confecção das próteses sobre implante.
4. Como é feita a cirurgia para colocação de implantes?
Na maioria dos casos é feita em consultório, com anestesia local. Pode-se colocar 1 ou mais implantes, numa mesma cirurgia. Necessita pouco tempo de repouso (1 a 3 dias). É feita uma abertura na gengiva, faz-se a perfuração e colocação do pino de titânio. Após isso tem um tempo de espera que varia de 4 a 6 meses. Esse tempo é necessário para o pino “soldar” ao osso, para que seja posteriormente confeccionada a prótese e assim receber forças mastigatórias. Medicação necessária: antibióticos e analgésicos.
5. Implantes são duráveis?
Desde que bem higienizados e se faça controles periódicos com seu dentista, terão uma boa duração. Há casos de implantes com 15 anos na boca, mas a expectativa é que durem a vida toda.